quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Bukowski, Charles. Olá, montros, bem-vindos ao Maníacos




O
amor é uma espécie de preconceito. A gente ama o que precisa, ama o que faz sentir bem, ama o que é conveniente. Como pode dizer que ama uma pessoa quando há dez mil outras no mundo que você amaria mais se conhecesse? Mas a gente nunca conhece
. - Charles Bukowski

O Velho Buk

Bukowski, considerado um dos ''escritores malditos norte-americanos'', tem sua origem alemã. Buk, ou Velho Buk, para os admiradores mais íntimos, é conhecido pela sua linguagem coloquial e em maioria agressiva. ''A diferença entre Bukowski e outros malditos é que ele não foi um mártir, nem um anjo caído. Às vezes, quando cai, cai atirando, sem autopiedade. Alguns de seus diálogos são memoráveis, e a violência de sua linguagem geralmente oculta uma indisfarçável ternura pelos perdedores e excluídos.'' Assim diria Marcos Santarrita, que traduziu alguns de seus livros.

O Velho Buk fez de sua jornada entre bebidas, cigarros, mulheres, muitas das vezes prostitutas, uma jornada de sagacidade singular, em historias que ecoarão pelos séculos, atraindo como sua maioria de leitores, jovens, que procuram um autor com quem simpatizar.

"A raça humana exagera em tudo: seus heróis, seus inimigos, sua importância."

Entre suas obras mais conhecidas está MISTO-QUENTE, a primeira obra que eu li, um livro que me acompanhou durante noites de leitura que pareciam intermináveis, ou que pelo menos eu queria que fossem. Misto-quente narra a história de Henry Chinaski, que representa o alter ego do nosso querido autor, é um personagem praticamente autobiográfico, ele vive praticamente como Bukowski viveu, em algumas de suas histórias os relatos são fieis à vida do autor. Livro que eu recomendo com muito orgulho!


Eu poderia falar horas e horas, linhas e linhas sobre esse grande autor. Mas prefiro que vocês descubram sozinhos o quão bom é Charles Bukowski!

O Velho Safado

Uma óptima leitura pra vocês.

O Maníaco

5 comentários:

  1. O post é ótimo, fico feliz de ver essa sua recomendação! Mas, como sou fã do cara, só pra fazer umas ressalvas:

    Você poderia ter recomendado mais as poesias, que também são ótimas e preservam essa linha "suja" e direta do Buk que destacou nos textos.
    (aqui fica um link com algumas direto no inglês, é bem fácil de ler porque os textos não têm muitas firulas: http://www.poemhunter.com/charles-bukowski/)


    Eu recomendaria, na parte dos romances, além do "Misto-quente", o "Hollywood", que, na minha opinião, são seus mais tops...

    E, pra fechar, poupe os leitores de ler seus contos. Sério, "A Mulher mais linda da cidade" é ótimo, mas tem uns bem nonsense, viajados, que se pudesse escolher não teria lido! hehe...


    besitos e siga com essas suas boas recomendações, o blog está ótimo!

    ResponderExcluir
  2. ah, esqueci de elogiar a escolha das imagens também... puro estilo!

    ResponderExcluir
  3. Esse cara é foda... ele podia se presidente! Quem derá se Hitler tivesse lido algum livro dele (6)

    ResponderExcluir
  4. Alguém entendeu o comentário acima? o_o

    ResponderExcluir
  5. Não.
    O Bukowski é mesmo incrível. Todo mundo deveria ao menos uma vez na vida ler Buk.

    ResponderExcluir